quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Aprendendo com a História de Eva

A biografia de Eva infelizmente tem o ponto negativo referente ao pecado original, pecado pelo qual veio à maldição sobre a terra. É triste lembrar que a mãe de todos nós, deu ouvido a satanás, porém neste ocorrido Deus em sua sabedoria preparou uma saída para a humanidade. Nem tudo estava perdido, ainda havia esperança. Analisando a história de Eva podemos aprender com seus erros, diz um Provérbio Chinês: “O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros”.
         Após Deus criar aquele ser que seria a perfeita companheira de Adão, este viu a mais nova criatura do Éden e chamou-a de varoa, em outras traduções mulher, mas após a transgressão Adão dá o nome a ela de Eva. Conjecturo que após Deus havê-los julgado, Adão reconheceu seu erro, porque se a primeira atitude foi jogar a culpa na mulher, agora ele dava um nome a ela, nomear alguém traz o significado de reconhecer aquela pessoa, trazer para seu conhecimento quem ela realmente é, em outras palavras, criar intimidade.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era a mãe de todos os viventes.
(Gn 3.20)
Eva significa Vida, mãe de todos os viventes, quem doa a vida. Eva recebe a punição pelo seu erro, já cometido, mas recebe também a promessa. Foi a ela dirigida a primeira promessa de Deus para a redenção da humanidade.
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3.15)
Neste texto o significado de “semente da mulher” é Jesus Cristo e “semente da serpente” é satanás e seus seguidores. O pecado entrou no mundo por uma mulher, mas nosso Deus é Misericordioso e fez com que a graça Divina entre no mundo também por uma mulher. A promessa se cumpriu, pois Cristo nasceu de Maria. Foi ferido na crucificação e ressuscitou ferindo então a morte, o pecado e o diabo, consumando o plano de Deus para a salvação da humanidade.
Eva estava debaixo da promessa, confiando em Deus e aguardando o cumprimento.Tanto é verdade que ao nascer Caim observe o comentário dela:
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão. (Gn 4.1)
Este texto indica que ela estava feliz, talvez pensando: “Será que este é o que tem a promessa?” Todos sabem a vida fatídica que teve Caim, mas Eva sendo a mãe de todos os viventes não perde a esperança.
E tornou Adão a conhecer sua mulher; e ela teve um filho e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.(Gn 4.25)
Observando a história de Eva vemos que o pecado tem suas conseqüências, mas que Deus em sua infinita misericórdia não matou Eva como punição pela desobediência, agora ela está sim sujeita ao castigo que fora proferido, mas depois disso continuou a viver, recebeu um nome, teve filhos e vivia com Adão debaixo da promessa de Deus.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.(Lm 3.22)
Não importa o que aconteceu em sua vida, ainda há esperança, acredite que as promessas de Deus estão de pé. O homem pode não ter misericórdia, mas Deus não é como o homem, Ele é misericordioso e bom, erga sua cabeça.
E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.
(Jo 8.10-11)

Escrito por: Priscila Faria

Fonte da Imagem: http://assuntospolemicosdabiblia.com/blog/wp-content/uploads/2013/03/Image1.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário