O nascimento de uma criança gera uma grande expectativa e a esperança de que esta será a melhor, mais educada, inteligente dentre as demais já conhecidas, porém muitos pais se deparam com uma certa “decepção” percebem que a criança repete os seus próprios erros e atitudes.
De acordo com teorias do desenvolvimento humano há várias influências no desenvolvimento de uma criança, como hereditariedade que são características herdadas pelos pais biológicos, o ambiente que são as influências externas e a maturação que é a ordem natural de mudanças físicas e comportamentais.
É certo que o ser humano é um ser social e desde quando nasce vive num contexto que irá influenciar no seu desenvolvimento, perante isto traz-se a importância de discutir a influência dos pais perante este desenvolvimento.
A criança, um ser em formação é atenta observadora aos seus modelos e enxerga o modo em que seus pais agem mediante a conflitos do dia-a-dia. Os pais (ou cuidadores) são as primeiras pessoas que a criança possui como modelo, sendo assim tudo que é feito diante da presença da criança que ainda não possui critica daquilo que é certo ou errado se tornará referência para o molde do seu caráter.
A educação da criança pode ser um grande desafio, é difícil lidar com uma pessoa que possui uma personalidade diferente e vontades próprias, porém para que haja um bom desenvolvimento da criança há necessidade que os pais não apenas se preocupem em suprir as necessidade materiais da criança, mas sim que observem e conheçam sua personalidade, se revistam de conhecimento e métodos e principalmente que sejam exemplos de caráter, ensinando a criança a se relacionar com o mundo a fim de que ela se torne um adulto responsável e bem formado para a sociedade.
Escrito por: Maira de Souza Serafin
Otimo texto!
ResponderExcluirVerdade,
ExcluirQue Bom que Gostou
Abraços