sábado, 5 de novembro de 2016

Aprendendo com a Mulher Virtuosa


Aprender é algo que está em nossas vidas todos os dias. Precisa-se aproveitar e aprender tudo o que te traz benefícios para seu crescimento. No dia-a-dia muitas mulheres aprendem os erros de outras: vê uma mulher brigando com o marido toda autoritária e chega em casa querendo fazer o mesmo; vai visitar a amiga e a vê brigando com o marido e filhos, dando coice até no vento e quando chega em casa ela faz o mesmo. Deixou-se ser influenciada por péssimas atitudes. Não se deixe ser influenciada por coisas ruins! É você quem vai influenciar as pessoas com suas qualidades. Como é bom ver mulheres que são boas esposas, mães que são mulheres virtuosas! Isso nos contagia! Evitem andar com mulheres de más influências. Ande com mulheres virtuosas que dão um bom testemunho de vida
Provérbios 31 foi escrito por Lemuel e mostra os conselhos de sua mãe e através destes conselhos temos muito o que aprender, principalmente com a mulher virtuosa dos versículos 10 a 31. 
            Não se sabe muito sobre esta mulher, o nome dela e quem ela era, mas o que importa é que ela nos deixou um exemplo de como ser uma mulher virtuosa. Temos muito que aprender com as qualidades desta mulher. Como eu disse, não podemos aprender os erros de outras mulheres e copiá-los, mas temos que aprender as qualidades e copiar as coisas boas. Todas as qualidades desta mulher precisam ser copiadas totalmente. Será que é possível ser uma mulher virtuosa? Claro que sim! Mulher virtuosa, uma esposa e mãe ideal... Não é fácil. Deve-se lutar para ter estas qualidades. Muitas pessoas em geral querem justificar seus erros, seus pecados dizendo que ninguém é perfeito. Sendo que não é bem assim que nos mostra a palavra de Deus.
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. (Gêneses 17.1)

Outra ordem de Deus:
Perfeito serás, como o Senhor teu Deus. (Deuteronômio 18.13)

Ensinamentos de Jesus:
Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5.48)

A perfeição vem de Deus e é pelo Espírito Santo que buscamos a perfeição. Não se pode conformar e aceitar o erro. Muitos dizem: “Eu nasci assim e vou morrer assim”. Pare com isso! É possível mudar, só depende de você.
A mulher de Provérbios 31 é a verdadeira mulher virtuosa. O que ela é lá fora ela é dentro de casa, tem propósito de vida, sabe viver a vida fazendo o melhor. A mulher que quer ser virtuosa precisa entrar no caminho da perfeição. A santificação é uma forma de levar a pessoa à perfeição, mas para isso precisa-se querer mudar. A santificação é tão importante que sem ela ninguém verá o Senhor Deus. Não justifique seus erros dizendo que ninguém é perfeito, mas acredite em mudanças, lute para ser a melhor esposa, mãe, amiga, filha. Que tu venhas ser aquela mulher que por onde passa as pessoas vejam Deus na sua vida e isso será para glória de Deus, pois é por meio dEle que podemos ser mulheres virtuosas.
            Quando resolvi escrever este livro falando sobre este tema, foi pelo fato de ver como é importante este assunto, visto que, infelizmente, muitas mulheres hoje têm se desvalorizado se tornando um objeto sexual, e a mídia é o principal veículo para esta propagação. Nos comerciais de televisão as mulheres estão sempre com roupas sensuais, nas novelas, filmes as mulheres são vistas como um objeto sem valor como um atrativo, e outras mulheres vêem isso e acabam indo para o mesmo caminho. Não quero generalizar, pois sei que tem muitas mulheres com uma vida exemplar não só dentro de nossas igrejas, mas também em outras religiões ou sem religião.
            Temos que mudar esta imagem negativa que tem feito isso com as mulheres. Digo negativa, pois para ser um objeto atrativo é uma imagem totalmente negativa. A mulher não pode ser vista pelo seu corpo se é atraente ou não e sim pelo seu caráter. Hoje a questão do caráter tem sido colocada de lado e muitas mulheres têm até morrido por tentarem ter um corpo perfeito. Quantos casos de cirurgia plástica, lipoaspiração e outras coisas mais que foram mal sucedidas? E outras mulheres vivem uma vida frustrada por acharem seu corpo feio e acabam entrando em depressão? Infelizmente essa tem sido a realidade que vivemos. Não deixe isso te contaminar. O importante não é nosso corpo e se somos atraentes, mas o que importa é nossa índole de uma mulher virtuosa. Não entre neste sistema, mas mude-o. Isso é possível e só depende de cada uma de nós.
Tem muitas mulheres dentro das igrejas que têm se deixado contaminar com estes erros e acabam ficando decepcionadas. Não vamos cair no mesmo erro, mas vamos influenciar e mudar estas mulheres que estão sofrendo debaixo deste sistema corrompido. Não que seja errado cuidar do corpo! De maneira nenhuma! É totalmente certo e este assunto será desenvolvido mais a frente, porém a prioridade é o caráter, testemunho de vida, qualidades, maneira de ser e agir. Este livro vai te ensinar como ser uma mulher virtuosa, ou melhor, você já é e será mais ainda virtuosa, e com isso irá influenciar outras a serem como você. O segredo do aprendizado não é aprender e pronto, mas é aprender e passar adiante. Não seja como o mar morto que só recebe e, por isso, que ele é morto. Tu és uma fonte um canal de bênçãos para muitas vidas. Amo aprender, estudar, mas também amo ensinar, pregar a palavra de Deus, ajudar as pessoas. Não podemos deixar o conhecimento que temos guardado em nossas mentes, por isso que escrevi este livro: para te ajudar a ser uma mulher virtuosa e sei que também ajudará outras mulheres. Encha o teu coração da palavra de Deus.

[...] Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Mateus 12.34)

Você vai ter o que ensinar, pois teu coração está cheio da palavra de Deus. Não só aprenda, mas ensine. Muitos acham que ensinar a palavra de Deus é só para professores de teologia, pastores, pregadores, mas ensinar é para todos aqueles que têm conhecimento.

Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-as guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado, e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém! (Mateus 28. 19-20)

Esta ordem é para todos, independentemente do sexo, idade, posição, classe social. Este “ide” não é só para grupo de pessoas ou multidões como muitos acham, é também ensinamento de um a um. Ensine sua amiga, filha, mãe, vizinha, aqueles que estão ao seu redor. Evangelismo individual é muito importante. Ensine outras mulheres a serem virtuosas, não seja egoísta ao aprender somente para você, mas passe adiante, e outra coisa, também tem muitas mulheres que sabem sobre como ser uma mulher virtuosa, tem o conhecimento, mas não colocam em prática, não basta só conhecer, saber como ser uma mulher virtuosa, mas precisa ser esta mulher virtuosa colocando em prática.

Autora: Priscila Faria

Referência: 

Faria, P. Como ser uma Mulher Virtuosa. São Paulo: Edição da Autora, 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário