sábado, 19 de novembro de 2016

Diferença entre Inspiração, Revelação e Iluminação

A autoridade da Bíblia está baseada no fato que ela é a palavra de Deus, Revelada e Inspirada e a Iluminação é o que temos para entendê-la.

 Diferença entre
 Inspiração, Revelação e Iluminação

Inspiração- A inspiração se deu quando Deus soprou as palavras para os homens escreverem, é a influência sobrenatural do Espírito Santo sobre os autores humanos da Bíblia, sendo assim “Toda escritura é divinamente inspirada” (II Tm 3:16).  
É o método de receber, interpretar e relatar a verdade revelada por Deus, essa verdade que Deus deseja que os homens conheçam é registrada com exatidão, para que tenha autoridade e seja infalível. Inspiração assegura que aquilo que o homem sabe sobre Deus é exatamente aquilo que Deus queria que fosse escrito. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:21).
A Palavra de Deus não se torna inspirada quando lida pelos homens, e quando ela lhes fala à consciência, pois é somente o que foi escrito como relatado a cima.

Revelação- É revelar o que estava antes escondido. É a atividade de Deus, onde Ele se torna conhecido ao homem. Comunicando Sua pessoa, Seu propósito, Sua vontade, Seus mistérios. É o meio do qual Deus revela a verdade ao homem. “Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor”. (II Co 12.1). “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (I Co 2.10). “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7).

Iluminação- É o ato de receber esclarecimento e entendimento profundo sobre determinado assunto que esteja obscuro ou complexo. O conhecimento das verdades reveladas e dos escritos inspirados. “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” ( II Co 4.6).

Por exemplo:
Revelação- Moisés subiu ao Monte Sinai para receber instruções sobre a construção do Tabernáculo.
Inspiração- Ele registrou tudo, naquilo que hoje conhecemos como o livro de Êxodo.
Iluminação- O que nós temos hoje para entender e ensinar sobre a construção do Tabernáculo.
Priscila Faria

Referência

BOYD, W.A. A obra do Espírito Santo em revelação e inspiração. Palavras do Evangelho, Irlanda do Norte. Disponível em: http://www.palavrasdoevangelho.com/products/a-obra-do-espirito-santo-em-revela%C3%A7%C3%A3o-e-inspira%C3%A7%C3%A3o/. Acesso: 19 de Nov. 2016


Introdução à Bíblia Curso Bíblico - Teológico Módulo IV A Inspiração e a Autoridade da Bíblia. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/Curso%20Biblico%20Teologico%20-%20M%C3%B3dulo%20IV.pdf. Acesso: 19 de Nov. 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário