quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Esposas que Acreditam e Ajudam

Muitas esposas deixam a desejar porque são egoístas, e acabam pensando em si mesmas. Não acreditam no marido somente sonha para si e se ele tem sonhos e projetos, não tem humildade de estar ao lado e ajudar, não tem coragem de incentivar nem com palavras e muito menos com obras.
Posso imaginar Noé reunindo sua família e contando o que Deus havia dito a ele. Sua esposa, sendo um exemplo de mulher virtuosa, acreditou no que ele havia falado e teve um papel fundamental na vida de seu marido. Da mesma maneira suas três noras também acreditaram em seu sogro, deixaram sua família ímpia para estar com a família de seus maridos.
            Noé não fez a arca sozinho, ele precisou que toda sua família (ou seja, esposa, filhos e noras) se empenhassem na construção desta magnífica arca. Sem dúvida o trabalho foi intenso, pois o tamanho da arca era colossal. Tinha aproximadamente 135 metros de comprimento, 22 de largura e 13 de altura (equivalente a um prédio de 5 andares). Foram 120 anos de labuta, pregando o arrependimento e construindo a arca. Nesse período certamente não foi fácil para esta família. Com certeza foram humilhados, escarnecidos, porém continuaram firme fazendo a vontade de Deus.
Noé e seus três filhos, como homens tinham mais resistência. Sabemos que a mulher é mais sensível, emotiva, mas mesmo assim elas não deixaram serem abaladas. Conjecturo que seus parentes as pressionavam dizendo: “– Sai daí! Esse Noé é louco! O mundo não vai acabar! Você está perdendo seu tempo!” Provavelmente ainda sentiam também tristeza, por saber que seus parentes morreriam, mas apesar de tudo, elas não desistiram, foram audaciosas, fortes, corajosas, tiveram fé em Deus, e obedeceram.
            Cada uma amava seu marido. O amor rompe barreiras, passe o que passar não deixe sua família. Amar quando tudo está bem é fácil. Quero ver ter amor passando por situações difíceis, aí sim se manifesta o verdadeiro amor, aquele que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (I Co13.7).
E, no mesmo dia, entrou Noé, e Sem, e Cam, e Javé, os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca.
(Gn 7.13)
Estas quatro mulheres não tiveram papel importante só na construção da arca, mas também no pós-construção, quando já estavam dentro da arca durante as chuvas. Normalmente a responsabilidade principal do cuidado com a limpeza do lar é da mulher. Agora imagine a responsabilidade da mulher de Noé e de suas noras: não era uma casa comum, era a arca, um prédio superlotado de animais. Obviamente eram divididas as tarefas entre os oitos tripulantes, mas é provável que elas eram as que mais se ocupavam nas atividades de limpeza. Podemos imaginar que o trabalho não era fácil, pelo contrário era intenso. A casa deles passou ser a arca, um verdadeiro super-zoológico com casais de todos os animais existentes na terra, e tudo no mesmo lugar. Muitas pessoas não conseguem ter um animal de estimação em casa, nem um cachorrinho, agora imagina uma arca cheia de animais de todas as espécies, tendo que alimentá-los, limpar seus excrementos e ainda cuidar da família! Foram 377 dias de labuta. Aja dedicação!
Depois de tanto trabalho, veio à recompensa. A arca foi aberta e todos os animais saíram. As oito pessoas também saem da arca, são e salvos. A mulher de Noé e suas noras não só acreditaram como também ajudaram e através dessa atitude, elas foram abençoadas; foram salvas, participaram da aliança que Deus fez com Noé, de uma nova vida com toda sua família junta e abençoada por Deus.
Quando ajudamos o esposo e estamos ao seu lado, Deus nos recompensa. Então não seja egoísta, antes seja uma pessoa que será de suma importância para realizações de sonhos na vida do seu cônjuge. Lembre-se que a vida passa e não podemos levar nada dela, e a maior marca que deixamos é a nossa história. Que a sua história marque a história de muitas pessoas, principalmente a do seu marido. A esposa de Noé e suas noras também desfrutaram das bênçãos de Deus. Gosto muito do versículo abaixo. Colocando-o em prática, é certo que a vida se torna melhor.
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. (Mt 7.12)
Priscila Faria


Fonte da Imagem: http://www.letrasdavida.com.br/wp-content/uploads/2015/02/esposas.jpg

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Qual o Papel do Homem e da Mulher no Lar

O homem e a mulher têm cada um o seu papel na criação, por isso não convém um assumir o papel do outro como aconteceu com Adão e Eva, e trouxe conseqüências terríveis. Adão não assumiu a culpa, antes tentou transferi-la a Eva, sendo que a responsabilidade maior era dele próprio.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. (Gn 3.17)
A responsabilidade de Adão era a liderança e a de Eva era ser auxiliadora, dando-lhe apoio. O que ocorreu foi que Eva assumiu o lugar de Adão, liderando a situação. Ela dá ouvidos ao diabo, come do fruto e em seguida oferece a Adão instigando-lhe, e ele comeu.
O homem tem a responsabilidade de ser o líder do lar, sendo cabeça e não transferindo tal responsabilidade a mulher. É dever de o homem cuidar do lar e através do seu suor trazer o sustento para a família. Cabe à mulher estar ao seu lado como ajudadora.
Mas infelizmente o que ocorre é que muitas mulheres querem fazer o papel do homem. Não é verdade? E isso tem trazido muito prejuízo à família, principalmente a elas mesmas; muitas mulheres no ímpeto de querer ser o homem da casa tornam o lar doente. Passa a ser uma casa com um jugo pesado, porque a mulher não foi feita para isso. Existem muitas mulheres (principalmente viúvas e divorciadas) que fazem ambos os papéis, papel de pai e de mãe, e nesse caso entendemos absolutamente que há necessidade. Sabemos que não é fácil tanto para elas quanto para os filhos e o desejo de muitas certamente não era esse.
O que é indevido é a atitude das mulheres que tem o marido em casa, mas não deixa o esposo ser o líder. Ao invés disso, ela quer assumir o lugar dele a todo custo, e infelizmente muitos homens aceitam tal situação. Desculpem o termo que parece duro, mas para os homens nessa situação, permita-me chamá-los de frouxo. Desculpem-me homens frouxos, mas se seu lar está doente, a culpa também é sua.
Se Adão tivesse assumido seu papel ali no Éden no momento que a serpente foi tentá-los, e não Eva, provavelmente a história seria diferente. Todo lugar precisa de liderança e em casa não é diferente. Se o pai não for líder a mãe vai querer ser. E se não for o pai nem a mãe, algum filho vai querer ser. Logo, o exercício da liderança não se dá somente pelo pai ou pela mãe. Em lares muito desorganizados, existem filhos sendo líderes da casa e isso é extremamente inadequado e prejudicial. Portanto os pais precisam ficar alerta e colocar o filho em seu devido lugar, ou seja, no lugar de filho.
          Outra noção central da liderança do lar é que apesar do homem ser o líder, ele não é superior, isto é, o fato de caber a ele as decisões mais importantes não deve ser incentivo para machismo e outras atitudes negativas de complexo de pseudo-superioridade. A forma aqui defendida de liderança do lar é a responsabilidade de cuidar da família, protegê-la. Que possamos aprender com isso que cada um tem seu papel na criação, fazendo assim o lar se tornar um lugar de harmonia.
Priscila Faria

Fonte da Imagem: http://caputconsultoria.com.br/site_temp/wp-content/uploads/2013/10/homens-mulheres-trabalho.jpg

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Pare de Sofrer por Antecipação

Ansiedade é um estado emocional angustiante, um comportamento que desequilibra a qualidade de vida e uma das manifestações é o sofrimento por antecipação em que a pessoa prevê situações desagradáveis, vivem angustiada como que aquilo que imagina fosse real.
            Quantas pessoas são escravas de sua mente, pensam de mais e vivem de menos. Suas mentes não estão voltadas para pensamentos positivos e sim para pensamentos negativos, sempre pensam que o pior vai acontecer, sofrem com o que está em sua mente, com aquilo que ela mesma fantasia e não significa que acontecerá, antecipa com angustia o futuro de suas vidas.
            Sofrer por antecipação faz com que a pessoa tenha angustia, medo, sofrimento, preocupações em excesso, gasto de energia desnecessária, insegurança, inquietação, pensamentos negativos, sentimento de inferioridade, baixa auto-estima, afetando a saúde emocional e até mesmo a saúde física, segundo Augusto Cury os sintomas de sofrer por antecipação são acordar cansado, ter dores de cabeça e musculares, transtornos do sono e déficit de memória e até mesmo irritação.
            Olhando para todos estes sintomas que afeta a pessoa em geral, vemos que Salomão estava certo ao dizer que a ansiedade no coração deixa o homem abatido, por acabar sendo refém da própria mente, ter preocupações em excesso por aquilo que nem aconteceu. Um sentimento que vai corroendo por dentro machuca a alma, abate o espírito. Então porque sofrer por antecipação? Sofrer por aquilo que nem mesmo aconteceu e talvez nunca acontecerá? Um sofrimento totalmente desnecessário, que limita a vida. Pensamentos pessimistas de desastre, tristeza, morte, desgraça. Pessoas que fazem o velório antes do tempo. Esposo (a) que tem medo de perder o cônjuge e sofrem porque imaginam perdendo a pessoa amada seja separação ou até mesmo imaginam o outro morrendo. Filhos e pais que também sofrem com este sentimento e fazem velórios em suas mentes.
            Ficam se autodestruindo com sentimentos pessimistas: E se eu perder quem eu amo? Se eu perder minha família? O que será de mim? E até mesmo pensam: E se eu morrer? E se eu perder meu emprego? Pessoas que tem medo de perderem o emprego, já se imaginam desempregado e passando necessidade.
Pessoas que tem medo de entrar em uma faculdade porque dizem: E se eu não conseguir? Outros têm medo de fazer provas, de prestar concursos, de ir a entrevista de emprego porque pensam: E se eu não conseguir?
Quantos têm medo de relacionamentos acham que nunca vão achar alguém para amar e ser amado, porque ficam a pensar: E se não der certo? Medo de fazer novas amizades, porque pensam: E se eu for decepcionado?

           Enfim medo de viver “Esse...” é algo que se ficarmos neste sentimento, nestas indagações, sempre sofreremos por antecipação, seremos carrasco de nossa própria mente, sofreremos com excesso de futuro, como se aquilo que nem aconteceu fosse real e teremos falta de presente.
           Pare de sofrer por antecipação, reconheça e queira mudar, eduque e reeduque sua mente é você o dono dela, modifique seu pensamento, foque nos pensamentos positivos, vive o presente com intensidade, ame a vida. Seja grato por aquilo que tem, seja resiliente, que é a capacidade de defesa e recuperação perante adversidades. Se necessário busque ajuda psicológica, pois todos deviam fazer terapia é um bem para a vida. Confia em Deus "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês"  
I Pe 5.7

Fonte da Imagem: http://itnet.com.br/imagens/noticias/2f2cdb7cf08228279f78e11e6d283bd8.jpg